O ofurô (banheira) já faz parte da rotina dos japoneses há séculos. Ela pode ser feita em casa ou em banhos públicos, denominado de sentô. O uso contínuo do ofurô pode ser entendido como uma forma de se obter equilíbrio no que se refere a um país onde os recursos naturais são limitados. Ao tomar o banho, os japoneses conseguem usar o mínimo de água limpa corrente. Ao entrar com o corpo limpo na banheira quente, permite-se que a mesma possa ser usada por outras pessoas, várias vezes. O ofurô é relaxante, ajuda a abrir os poros da pele e evita desperdícios de água. E muitas donas de casa reutilizam a agua no ofurô para lavar as roupas posteriormente.
Este ofurô é muito comum em apartamentos antigos Estes ofurôs são de apartamentos mais modernos. Muitos já são adaptados para pessoas idosas e com deficiência. Os materiais usados nos banheiros modernos são de fácil limpeza.
Para os japoneses não importa tomar banho sozinho, em família ou no meio de estranhos, tanto faz. No sentô (banheiros públicos) geralmente existem banheiras separadas para homens e mulheres. Os onsens (águas termais) são uma grande atração turística no Japão, algumas cidades vivem deste turismo. Acredita-se que o ofurô tem como beneficio melhoria na saúde, aliviando tensões, dores musculares, relaxando tanto o físico quanto o mental; e ativa a circulação sanguínea e linfática.